segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sobre o Projeto

O projeto Vila Brandão Existe, é uma plataforma para a reflexão sobre os processos de desapropriação que tem ocorrido em Salvador, sob o comando do atual prefeito João Henrique Carneiro.

A Vila Brandão, pequena comunidade carente situada na Ladeira da Barra, é um dos diversos pontos da cidade que estão sob ameça. Até o momento, o atual prefeito não apresentou projeto para a areá, e nem mesmo esclareceu o que pretende fazer com a população do local, enquanto os rumores sobre a entrega do terreno para os interesses de grandes construtoras só faz crescer.

A partir deste quadro resolvemos investir no potencial politico das mídias locativas, para desenvolvermos um projeto de mapeamento e geotagging, que pudesse de alguma forma colaborar na denúncia dessas práticas arbitrárias, dando voz a quem não tem voz e fazendo visível a problemática desta comunidade.

Para isto, a partir do uso de câmeras simples, coletamos depoimentos dos moradores, relatando suas histórias, o modo de vida daquele lugar e como não poderia deixar de ser, se posicionando politicamente.

Posteriormente, este conteúdo em vídeo, além de algumas fotos, foram anexados ao Quickmaps, a uma conta do Picassa e ao blog do projeto (todos disponíveis em rede). Além disto, foram espalhados QrCodes pelas áreas próximas a Vila Brandão (Barra, Corredor da Vitória, Graça), na tentativa de informar e sensibilizar os moradores que vivem nos arredores da Vila para a situação vivida por esta comunidade, que além de existir quer permanecer na aréa.

O projeto Vila Brandão Existe, ainda que bem experimental, pretende ser uma plataforma colaborativa e aberta de trocas de informações, seguindo a filosofia da web 2.0, criando um espaço virtual participativo no qual os interessados podem produzir e disponibiliza conteúdos, criando uma banco de dados online sobre a Vila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário