Seu Antônio, vindo de Santo Antônio, cidade do interior da Bahia, fundou a Vila, construindo a primeira casa. Seus descendentes (Alex e Adriana) ainda moram na comunidade. Seu Antônio faleceu no ano de 2007 com 103 anos de idade.
Vila Brandão não tem saneamento básico, limpeza pública, infra-estrutura, saúde ou educação. Mas é um exemplo de convívio e respeito às diferenças. Na Vila moram pescadores, vigilantes, domésticas e outros profissionais. Nos últimos anos muitos artistas e estrangeiros se agregaram à comunidade.
A Vila Brandão é um dos bairros com o menor índice de criminalidade de Salvador. A Vila possui uma praça com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos, um campinho e uma entrada para o mar onde se pode tomar um banho.
Vila Brandão vem sofrendo ameaças graves de desapropriação (decreto publicado e aprovado no diário oficial do município) por parte da Prefeitura e especulação imobiliária. Até a publicação do decreto nenhum morador havia sido comunicado por a Prefeitura.
Mas as ameaças são mais antigas: ao longo dos anos, a comunidade da Vila Brandão tem sofreado várias tentativas de remoção por parte do poder público, e já foi alvo de ações criminosas como incêndios provocados, cuja origem muitos moradores atribuem a grandes grupos imobiliários.
-Joseba
Nenhum comentário:
Postar um comentário