terça-feira, 9 de junho de 2009

Sobre a Vila Brandão

Vila Brandão está localizada na ladeira da Barra, entre a Barra e a Graça, ao fundo do Largo da Vitória e é habitada há 69 anos por 250 famílias. Nenhuma casa na Vila tem mais de dois ou três andares.


Seu Antônio, vindo de Santo Antônio, cidade do interior da Bahia, fundou a Vila, construindo a primeira casa. Seus descendentes (Alex e Adriana) ainda moram na comunidade. Seu Antônio faleceu no ano de 2007 com 103 anos de idade.

Vila Brandão não tem saneamento básico, limpeza pública, infra-estrutura, saúde ou educação. Mas é um exemplo de convívio e respeito às diferenças. Na Vila moram pescadores, vigilantes, domésticas e outros profissionais. Nos últimos anos muitos artistas e estrangeiros se agregaram à comunidade.

A Vila Brandão é um dos bairros com o menor índice de criminalidade de Salvador. A Vila possui uma praça com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos, um campinho e uma entrada para o mar onde se pode tomar um banho.

Vila Brandão vem sofrendo ameaças graves de desapropriação (decreto publicado e aprovado no diário oficial do município) por parte da Prefeitura e especulação imobiliária. Até a publicação do decreto nenhum morador havia sido comunicado por a Prefeitura.


Mas as ameaças são mais antigas: ao longo dos anos, a comunidade da Vila Brandão tem sofreado várias tentativas de remoção por parte do poder público, e já foi alvo de ações criminosas como incêndios provocados, cuja origem muitos moradores atribuem a grandes grupos imobiliários.

Roberval, Edson e Sergipe pescam com pequenas barcas de madeira feitas a mão, Dora e Alex são expertos em plantas e a pequena Allison já sabe tudo sobre pássaros. Dona Raimunda organizou a administração da comunidade por muitos anos. Os moradores cuidam a natureza, arrumando o caminho para a pequena praia. E as mulheres, Patrícia, Petruska, Ana Pi, Alda..., dirigem o movimento contra a expropriação, organizando a ação local e uma campanha de solidariedade internacional. Já conseguiram entregar um dossiê para Lula, quando o presidente visitou Salvador. Em uma manifestação contra a especulação financeira mundial em Viena se lia em uma das faixas: “Viva Vila Brandão – Não às desapropriações em Salvador.” É um fato que os estrangeiros que passaram pela vila não a esquecem.

-Joseba

Nenhum comentário:

Postar um comentário